22/04/2015

|Entrevista| Autor Peterson Silva

Oie gente! Tudo bem? 
Olha eu aqui de novo fazendo mais um post atrasado... Sério, tá tão atrasado que o Peterson chegou a pensar que eu tinha morrido... Brincadeirinha... Mas ele perguntou porque o post não tava aqui.. Enfim, chega de enrolação, né? Vamos a perte interessante que por acaso é quando eu paro de falar e o Peterson começa.. Já! 

    - Nós já temos um post sobre o livro do Peterson aqui (www) passe lá e dê uma olhadinha :) - 


1. Quando e como você começou a escrever?
Desde pequeno, quando eu ia para a casa da minha avó em Itajaí, eu sempre pedia "papel e caneta para escrever" como forma de diversão, especialmente se não havia nenhum primo por perto... Então a escrita me fascina desde pequeno :) meu primeiro livro, contudo, publicado independentemente, foi o M10, que eu completei assim que terminei o ensino médio...

2. Algum autor é referencia para sua escrita? Qual?
Essa é uma boa pergunta! Porque geralmente é perguntado quais são os autores favoritos, etc - agora, como referência... É curioso porque eu não sei quais são minhas referências, embora eu tenha certeza que as tenha. Se eu pensar em J. K. Rowling e Tolkien, por exemplo, são autores de que gosto muito, mas não tenho certeza até onde, e de que forma, me influenciam. Acho que pego alguns trejeitos de Machado de Assis e, quem sabe (com sorte), de Douglas Adams. Mas não sei.
Para mim é assim que essas influências funcionam... São meio opacas para quem é influenciado. É como o Louis C. K. disse certa vez num stand-up: você ser um idiota é uma coisa que independente da sua opinião. Você não tem o direito de contestar isso, porque se você é idiota ou não são os outros que vão dizer. Então acho que se um dia eu tiver uma página na Wikipédia alguém vai se dar ao trabalho de colocar lá com quem o meu estilo literário se parece - e eu vou olhar e pensar "uau, jura? Interessante, nunca pensei nisso..." =P


3. Como a ideia para a série Controlados surgiu?
A ideia surgiu de cheiro de pão em supermercado. Calma que já explico: estava lendo sobre mercados nos Estados Unidos que espalhavam cheiro de pão quente pelos corredores, mesmo quando não tinham pão fresco, para influenciar as pessoas a comer (e comprar) pão. É uma influência simples sobre os sentimentos e, ultimamente, as ações das pessoas, mas é invisível para quem simplesmente "esbarra" nesse cheiro... E assim é o caso de muitas influências, que geram dinâmicas de poder, que em nossa sociedade global desaguam em desigualdades. Assim (estranhamente) surgiu a ideia de tratar isso de forma simbólica com a premissa da série Controlados.


4. Quanto tempo você levou para concluir a obra?
O Volume I demorou mais um menos um ano. Mas é difícil dizer - tem as revisões, tem a capa... Tem todo um período antes de começar a escrever o volume I que eu me preocupei com a construção do universo, com o mapa, etc...


5. Dê uma dica para os escritores que ainda estão começando. 
Bom, eu me considero um escritor "ainda começando", mas sabe, tem certas coisas que eu fiz que acho bacanas - mesmo que elas não tenham me catapultado à fama nem nada do tipo, mas é uma coisa que acho que vale para todo escritor no Brasil: leve o seu livro, a sua história, a sua paixão por contar essa história e querer que ela seja lida, para todos os cantos. Eu estou desenvolvendo um projeto de oficinas literárias nas escolas de onde eu moro, baseadas no meu livro - e o feedback é demais! A iniciativa é em grande parte motivada pela minha vontade de fazer "propaganda" do livro, que é muito difícil para um escritor independente (tanto em termos de tempo como em termos de dinheiro), mas como cientista social e escritor eu tenho a convicção de que é papel meu, em parte, ajudar a difundir o próprio interesse por livros e escritores por aí.
Então não estou dizendo que todos têm que fazer coisas em escolas, mas... Às vezes nossas histórias, em especial de escritores que escolhem o caminho independente, ficam tão "na internet" o tempo todo. E é natural, porque a internet fez tudo ficar tão mais fácil! Mas, da mesma forma que e-books não substituem os livros de papel com perfeição, nada substitui o escritor agindo no "mundo físico" para divulgar sua obra e fazer ela ter, de algum modo, algum impacto na vida das pessoas.


E então gostaram? Espero que sim! Ah! Quer saber mais sobre a série Controlados? Então dê uma passadinha lá no site (www) e se quiser ir direto ler o linque é esse (www) - wattpad - no link ali em cima tem os outros sites onde você também pode encontrar o book! ok?

E para os que estão se perguntando "Qual era a surpresa, M?" fiquem no blog mais um pouquinho! Já, já sai um outro post e nele eu conto pra vocês :) !

2 comentários:

  1. EAHAEHeAHea puutz, agora fiquei parecendo um paranoico por ter te perguntado =P

    Mas obrigado mesmo pela força, viu Mayla? E fico agora só na espera da tua resenha!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Ah ! Você vai comentar , não vai ?
Mas não se esqueça dessa regrinha :
*Não fale palavrões nem use qualquer tipo de palavra ofensiva .

-- Ah ! Deixe o link do seu blog , eu quero conhece-lo !