Oie gente! Todo mundo morreu de saudade né? sqñ . rsrsr
Eu sei que andei sumida , mais eu trouxe outra resenha do #EuLeioNacionais ! Tive que passar esse na frente dos outros por causa do colégio ... Mais valeu a pena !
Sim , eu sei , quando seu professor chega na sala e diz "vão ter que ler isso aqui" você pensa "pelo amor de Deus , mais um pra lista de tenho que ler urgente!" e quando ela diz "é Machado de Assim" todos choram ... (sim , isso sempre acontece , a menos que você já tenha lido um livro dele -o que não era o meu caso-) Meninos e meninas eu pensei varias fezes antes de começar a lê-lo , mas resolvi fazer que nem bandeide , bem rápido , pra tortura durar menos . rsrs . E o que aconteceu ? Adivinhem !... Me enganei ! Ok , ok ... Vamos pra resenha .
Um dos mais famosos romances brasileiros de todos os tempos, tem como protagonista o mais-que-famoso par central Bentinho e Capitu - além de conter o caso narrativo mais discutido de nossa literatura, a traição (ou não) de Capitu. E como outras obras de Machado da última fase, também apresenta um retrato penetrante de aspectos definidores de nossas elites.
Sinopse
![]() |
Sim , eu pensei em colocar a foto da capa , mais a minha não é bonitinha , por isso encontrei essa foto aqui :)Resenha |
O Livro narrado por Dom Casmurro , conta a história de Bentinho (ele mesmo) um garoto que mesmo antes de nascer já estava destinado, irreversivelmente, a ir para o seminário e se tornar padre. No entanto , sua vizinha Capitu , acaba despertando sentimentos nele e isso faz com que o menino passe a questionar a necessidade de cumprir essa promessa .
Ok. Eles se apaixonaram , mas nem por isso as responsabilidades de Bento Santiago se diluíram , havia um destino a ser cumprido , e como eu disse , ele era irreversível . Promessas a parte , Bentinho vai para o seminário e lá conhece Escobar , seu mais novo melhor amigo .
Depois do "probleminha" com o seminário ser resolvido , a vida deveria ser perfeita e por um tempo foi , um tempo ... dúvidas passam a rondar os pensamentos de nosso protagonista , eram coincidências demais , e todas podiam ser explicadas com apenas um palavra "traição" . Mas será que nossa mocinha teria coragem de fazer tal coisa com Bentinho ? Como Escobar um rapaz tão querido pôde fazer isso ? Ou talvez Dom Casmurro tenha apenas se enganado ...
Em uma palavra , resumindo o livro "SURPRESA" . Só Deus sabe o quanto Dom Casmurro superou minhas expectativas , eu juro, por mais que as pessoas comentem "não é nada disso que está pensando , pode ler que é demais" eu nunca acreditei que fosse bom de verdade .
O livro trás uma mistura tão perfeita de amor, ódio, traição, solidão e velhice que dificilmente será encontrada em livros mais atuais . No entanto história gira em torno de um problema muito grave que enfrentamos até os dias de hoje e que não vai acabar tão cedo . O ciúmes .
É claro que como todos os livros de época , Dom Casmurro tem como maior defeito as palavras difíceis , que deixam a leitura pesada , mas não é como se você ficasse com vontade de parar de ler só por causa disso , aliás , acho meio difícil que você sinta vontade de parar no meio , por mais que Casmurro te mande fazer isso, sim, ele manda . Algumas vezes senti como se o próprio estivesse comigo , tomando chá, comendo bolinhos e contando sua história .
E quanto ao triangulo amoroso que ninguém sabe se aconteceu , depois de alguns debates levantaram-se muitas hipóteses ... Mas e você , o que acha ?
Fixa Técnica
Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Globo
Páginas: 290
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ah ! Você vai comentar , não vai ?
Mas não se esqueça dessa regrinha :
*Não fale palavrões nem use qualquer tipo de palavra ofensiva .
-- Ah ! Deixe o link do seu blog , eu quero conhece-lo !