04/05/2015

Por Que Ler Livros Ruins?

Oie gente! Tudo bem? Estou ótima!!!

   Ah! Só pra avisar... estava tendo na Americanas um saldão de livros. Uma seleção inteirinha pela metade do preço!!!! Corre lá! E não se esqueçam de participar do sorteio aqui do blog! (WWW)
    Quem nunca abriu um livro e nas primeiras vinte páginas pensou “Nossa! Isso aqui é muuuito ruim”? E o mais importante, quem nunca deixou de ler o tal “livro ruim”? No post de hoje eu vou te convencer a parar de fazer isso!
   Essa nossa mania de julgar os livros pelas primeiras páginas é definitivamente um problema e um dos grandes motivos pelos quais você deveria continuar a leitura de um livro ruim é que, por mais que os leitores nunca digam isso, na verdade o começo é sempre a parte mais chata, então se você continuar lendo existe uma chance enorme de se surpreender!
   Mas é claro que há a possibilidade de ser realmente só mais um livro ruim. Nesse caso, ainda assim você deve continuar lendo, afinal, são livros ruins que te fazem dar valor aos bons, sem contar o fato de que são os livros que você não gosta que te ensinam a ser mais crítico (positivamente falando) e determinar o que pra você, é bom ou não.
  Ah! Não vamos nos esquecer que geralmente os livros ruins são os preferidos da população em geral. Conheço uns cinco ou seis “famosinhos” que tem uma escrita bem ruim, einh. Não vou citar nomes porque vão me apedrejar na rua. hahaha. Por isso, sempre que você disser: “Eu adoro ler!” eles vão perguntar “Eu adoro ****, você leu?” e se você responder que não, nunca mais vão acreditar em você.
   Eu pensei em fazer um parágrafo explicando porque você tem que ler os livros hiper antigos do Vestibular, mas achei isso muito autoexplicativo. Oras, Você precisa ler PRO Vestibular. Não existe ponto positivo em ler Os Sertões! EU NÃO ENCONTREI!!! Se alguém souber deixa aí em baixo. haha
   E o mais importante! Depois que você lê um livro ruim você tem o direito de falar mal dele! hahaha. Ou bem, não sei. Eu li Crepúsculo e admito que a escrita é fraca, MAS eu adorei! De qualquer forma, eu sou do tipo que acha que você tem que ter lido pra poder julgar, entende?

      Então é isso! Espero ter sido convincente! E parem de abandonar os livros, ok? Sorteio do FL (WWW)

Beijocas e até quarta!

10 comentários:

  1. Olha, os argumentos são bons, hein? Hehe
    Meu único medo com prosas ruins é que como escritor eu de alguma forma seja "afetado" por elas - digo, cada coisinha que você lê deixa uma impressão, não é? Uma influência invisível, que às vezes é indesejável!
    E puxa, quanto aos Sertões, detestei também as partes do livro que li - mas historicamente ele é muito importante. Esse aspecto dele vale super a pena ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Peterson! Eu penso justamente o contrário. Pra mim, o fato de você ler um livro ruim te ensina o que NÃO fazer quando estiver escrevendo! haha

      Excluir
  2. Concordo Maah, devemos ler para ter opinião formada, e assim, poder falar bem ou mal de determinado livro. Tbm li Crepúsculo e 50 tons, sei dos defeitos deles, da escrita fraca e dos personagens rasos, mas quem liga? kkkkk Eu adoro os dois, e não to nem ai para quem torce o nariz para eles (principalmente para quem não leu e quer falar mal!). Sobre os livros do vestibular só tenho uma opinião: são tortura! A obrigatoriedade de ler já faz com que se tornem pesados, e o pior é que eles, na maioria, não têm nada a ver com a nossa realidade atual, e isso os deixa ainda mais chatos e enfadonhos. A verdade é que cada um tem um gosto, e o que é chato para X pode não ser para Y, o que é ótimo, pois temos livros para agradar a todos.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Joana! Ninguém merece ouvir gente falando mal do que não conhece, né? TORTURA! ótima definição. hahaha

      Excluir
  3. Olá Mayla tudo bom?
    Penso que a partir do momento em que você termina a leitura de um livro, ai sim você tem toda a propriedade para dizer se aquele livro é ruim ou não. Muitas pessoas não fazem a leitura e pela opinião de outros, dizem que tal livro é bom ou não. Prefiro tirar minhas próprias dúvidas e veja bem, não li Crepúsculo (ainda), mas 50 Tons não foi aquele bicho de sete cabeças que todo mundo falava, eu até ri bastante com ele hahahaha. Mas mesmo que você não goste do livro, sempre temos que ter em mente que aquele livro pode ser o preferido de outra pessoa e tal. Eu tenho aquela tradição: comprei vou ler...e para os livros digitais, se eu comecei a ler, eu tenho que terminar. Estava lendo o Paradiso (José Lhzama Lima) e já estava na página 200 e não estava entendendo nada de nada, livro muito complicado, então sabe o que fiz? Panhei vergonha na cara, voltei lá no primeiro capítulo e comecei a relê-lo com mais atenção e não é que ele está bom!!!!
    Abraços e parabéns pelo blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito corajoso você! Imagina, voltar ao primeiro capítulo depois de ler 200 páginas! Mas é o que eu sempre digo, se você começa a ler um livro com vontade já aumenta em 50% as chance de gostar dela, né não?
      Brigada!

      Excluir
  4. Concordo com todos os seus argumentos haha, mesmo que o livro pareça ruim, eu costumo ler pra depois julgar. E muitas vezes quebrei a cara após ler e descobrir que o livro até que era bom. Quanto as livros "ruizinhos" que todo mundo fala mal, como Crepúsculo, no fundo todo mundo gosta um pouquinho de ler um livro que não é tão "cabeça" assim. Afinal, ler também é diversão, né.

    blogpaginasdesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo isso aí.
    Não consigo abandonar livros, mesmo que abandone temporariamente, sempre volto pra ler hahaha

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    PS: Tá rolando Sorteio de livros lá no Blog, participa!

    ResponderExcluir

Ah ! Você vai comentar , não vai ?
Mas não se esqueça dessa regrinha :
*Não fale palavrões nem use qualquer tipo de palavra ofensiva .

-- Ah ! Deixe o link do seu blog , eu quero conhece-lo !